terça-feira, 25 de outubro de 2011

Memória encontro 18/08/2011

Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Secretaria Municipal de Educação
Diretoria Pedagógica
Ensino Fundamental
Assessoria Pedagógica da Região Leste


Encontro de Professores de 3º Ciclo
GEOGRAFIA – 18/08/2011

Presentes: Patrícia Brasil (assessoria 3º ciclo regional leste), Maria Eloisa Rossi Steffans e Maria Villarinho (EMEF Nossa Senhora de Fátima); Sérgio Zilberstein (EMEF Dep. Marcírio Goulart Loureiro), Rita Viero (EMEF Saint’Hilaire), Matheus Schneider (EMEF América); Luis Antônio Silva Freitas (EMEF América e EMEF Morro da Cruz).


Após a rodada de apresentação, Patrícia deu as boas vindas, explicou a questão da alteração do local e apresentou a sistemática de trabalho da tarde. A proposta do trabalho consistia em 3 etapas: uma discussão sobre a adolescência, seguida de uma retomada das características da rede, finalizando com as práticas pedagógicas realizadas pelos colegas na disciplina de Geografia nas escolas municipais de ensino fundamental da região leste.
Para iniciar a discussão, assistimos a um pequeno esquete do Terça Insana intitulado Adolescente ( disponível no youtube).
Desconsiderando que o esquete tratava de uma adolescente de classe média, foi possível encontrar semelhanças com os nossos alunos no que diz respeito: ao vocabulário (gírias, repetição de palavras) e à forma como se expressam (a falta de argumentação), à forma como se relacionam com os adultos (para alguns alunos, somos velhos, somos ridículos), ao modo como encaram o estudo, ao sentimento de pertencimento a um determinado grupo.

Os colegas relataram algumas dificuldades encontradas em sala de aula referente ao “desinteresse” de parte dos alunos. Patrícia pontuou que na nossa região isto oscila, porque as características das comunidades onde nossas escolas estão inseridas influem diretamente na nossa prática pedagógica. Professor Sérgio contou não ter conhecimento da existência de um currículo da Geografia na RME PMPA, e Patrícia diz que não há um documento orientador na rede sobre isto. Que uma das propostas é o de se pensar em quais os conhecimentos mínimos que nossos alunos devem construir em cada ano ciclo. Que se faz necessário pensar em conhecimentos básicos desde A10. Como a localização e percepção do espaço. Formas de se orientar, por exemplo.
Estes encontros de professores de Geografia é uma tentativa de retomada de uma caminhada de RME que por diferentes questões se perdeu, é uma lástima que tenham vindo tão poucos colegas, porém alguns estavam envolvidos com a formação da educação ambiental. O Professor Paulo pontuou que parece que estamos sendo retomando, que ano passado foi realizada uma discussão interna nas escolas sobre um currículo mínimo por cada área de conhecimento, e que é importante que sejamos mais propositivos nas nossas ações, enquanto secretaria de educação.
Patrícia fez o contraponto de que esta discussão se concentrou muito sobre o PPP e que é necessário sim uma discussão deste currículo e que se predispõe a organizá-la. Mas que para, além disto, é necessário pensar em práticas pedagógicas e citou o trabalho de saída de campo da EMEF América bem como a constituição local da EMEF Ana Íris, e sugeriu a possibilidade de um trabalho em conjunto com as duas escolas.
O professor Luiz Antônio faz um relato da atividade realizada na EMEF América e como tinha as fotos da saída de campo podemos ver o quão rica foi esta atividade bem como divulgar aos demais colegas as condições físicas da escola bem como o seu entorno. Pensou-se na possibilidade de realizarmos encontros itinerantes, nas escolas da região leste.
Realizamos a divulgação das Jornadas Pedagógicas da AGB, que se realizaria no dia 27 de agosto na Restinga.
Ficou combinado um novo encontro em outubro para discutirmos currículo de Geografia, sem nunca se esquecer das práticas pedagógicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário